Friday, January 11, 2013

O Intruso


Zak acabava de escrever um post no seu blog, sobre o rótulo de uma marca de cerveja húngara que acabara de descobrir, a Magiarska, quando nervosamente toca a campainha duas vezes seguidas. Não muito dado a urgências, o aposentado Zak sai do quarto vagarosamente e vai atender a porta. Surpreende-se ao abri-la - depara-se com dez homens. O aparente líder pergunta:

- Você é Zak, o blogueiro?
Zak se surpreende mais uma vez. Não acredita, fãs do seu blog vieram visitá-lo na sua casa, todos com uma aparência tão distinta! Que honra.
- Sou sim. Querem entrar? Olha não tenho lugar para todos sentarem, a casa é pequena, sabe como é, casa de aposentado..
- Não importa, Zak, seremos breves. Todos nós temos seguido seu blog há algum tempo. Sabe, os blogs estão substituindo a imprensa como formadores de opinião, e os blogueiros, os jornalistas...
- Já ouvi falar sobre isso. Sabia que muita gente lia meu blog, recebo muitos comentários, mas não gente importante que nem vocês. Não sabia que havia tanta gente de peso interessada em rótulos e latinhas de cerveja.
- Bem, Zak. A cerveja é a nossa vida. Veja o Jaime, aqui, é o maior importador de cervejas do Brasil. O João tem uma distribuidora regional. O Flávio é promotor de eventos para diversas marcas, inclusive a Bierfesta. O Samuel tem uma rede de boates, o Janjão, uma rede de restaurantes e cervejarias. O Jean escreve sobre gastronomia para diversos jornais e o Cláudio trabalha com relações públicas. Enfim, vivemos da cerveja, somos profissionais da cerveja.
- Nossa, que orgulho.
- Você está nos atrapalhando com suas opiniões, Zak. Veja bem, outro dia você escreveu sobre a cerveja Bruisengaarde. O Jaime importou milhares de caixas da cerveja, e você falou mal do gosto e do rótulo. Resultado, Jaime está tomando um grande prejuízo, o produto está encalhado no seu armazém.
- Ué, mas a cerveja é ruim mesmo.
- Outro dia, só por causa da latinha, você malhou a cerveja Inhapapico, que estava promovendo uma Bierfesta. Prejudicou o João e o Flávio ao mesmo tempo, quase ninguém foi na Bierfesta. O Jean já perdeu três jornais que não estão mais interessados em sua coluna sobre cervejas, que mencionaram o seu blog como o mais popular.
- Tenho direito de dizer o que penso. Fui o segundo cara a escrever um blog sobre rótulos de cerveja no Brasil, e depois a coisa foi ampliando, comecei a falar sobre o gosto também. Investi no assunto, gasto uma grana que não tenho em cervejas importadas. O pioneiro foi o Macedo, que morreu...
- De acidente. O Macedo falava muito também e era bastante intransigente. Você é muito influente hoje em dia, Zak, mas a sua influência é negativa. Além de tudo, você não é do ramo, está prejudicando quem é, e realmente entende do assunto. Você é um impostor, um intruso, atrapalhando os profissionais.
- Epa, está querendo dizer que não entendo de cerveja?
- Estou querendo dizer que você não pode parar as rodas do comércio, Zak. Aliás, estas podem se tornar um rolo compressor, capazes de esmagar qualquer coisa. Você já foi o causador de muitos prejuízos para nós. E não ganha nada com isso.
- Não estou entendendo, vocês querem me comprar?
Risos generalizados.
- Não Zak, queremos te avisar. De uma forma ou outra, podemos te tirar fora do ar, entendeu? Não temos que perder mais dinheiro ainda com você, não temos que te comprar. Nós mandamos no ramo de cerveja no Brasil.
O clima ficou bastante pesado na pequena sala de Zak. Os distintos senhores se despediram:
- Pense no assunto, Zak. Com carinho.

Zak meditou um tempo, e resolveu escrever um outro post no seu blog.

Sobre bolinhas de gude.


No comments:

Post a Comment