Friday, February 1, 2013

O F1 Lusitano


Podem dizer qualquer coisa da Equipe Fittipaldi de F1, mas uma coisa é certa - foram eles que incentivaram possíveis construtores de F1 de países com pouca ou nenhuma tradição na F1 a criar seus próprios projetos.
É certo que antes haviam os projetos russos, lógico, mas estes ninguém levava a sério. Mas o fato é que um carro de F1 português foi planejado, senão propriamente construído. O desenho do bicho esta à seguir.
A ideia nasceu de uma "equipa" de protótipos 2 litros, patrocinada pelo banco BIP. Entre outras coisas, Carlos Santos e Carlos Mendonça ganharama a categoria 2 litros dos 1000 km de SPA de 1973 com um carro da BIP, na realidade, uma Lola T292 inscrita pelo team Bonnier. Os portugueses continuaram a fazer sucesso e pretendiam entrar na F1 com o patrocínio do banco. Só que daí veio a revolução de 1974, o banco foi nacionalizado, e o projeto BIP foi a ver caravelas.
Só que o trio Bravo Marinho (sim, Bravo era o seu nome), engenheiro José Megre e João Pereira deram continuidade à ideia, e de fato, projetaram um carro que pretendiam usar já na temporada de 1975. Chegaram a falar em participar do GP da Espanha e da Bélgica de 1977, mas não apareceram os patrocinadores. Até que era um desenho arrojado, com motor Cosworth e cãmbio Hewland (lógico). Só que não saiu do papel.
Quem seria o piloto do Marinho-F1, sabe-se lá...
Mas que os portugueses pensaram na coisa, lá é verdade.

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